Acerca de
"QUEM TOPARIA OFERECER MILHAS PARA AJUDAR MULHERES QUE PRECISAM IR ATÉ A COLÔMBIA PARA FAZER UM ABORTO SEGURO E LEGAL?"
Foi a partir dessa pergunta compartilhada no Facebook que a ideia da operação MILHAS PELA VIDA DAS MULHERES surgiu.
Em setembro de 2019 o projeto é lançado, em novembro do mesmo ano a primeira "viajante" decola para a Colômbia e em dezembro de 2020 nossa entidade se formaliza.
NOSSA MISSÃO
O Milhas Pela Vida das Mulheres é uma instituição de direitos humanos que tem por finalidade a promoção e defesa dos direitos das meninas e mulheres, em especial dos direitos sexuais e reprodutivos, atuando a partir de uma perspectiva de gênero e equidade.
NOSSA VISÃO
Nossa visão se pauta no desenvolvimento da sociedade, na preservação, ampliação e garantia de que os direitos reprodutivos das mulheres sejam respeitados, indo em direção do seu bem estar, e no desenvolvimento das relações sociais sadias, considerando seus aspectos econômicos, sociais e suas diferenças culturais, tornando-se assim, uma referência no campo em que atua no Brasil e no mundo.
COMO FAZEMOS
A partir do contato inicial da mulher que deseja fazer a interrupção da gestação, facilitamos o acesso a esse seu direito fundamental: sempre com escuta atenta e acolhimento orientamos nos processos de exames preliminares, preparação de documentação necessária para viajar, trajetos e meios de locomoção.
Em alguns casos, financiamos parcialmente ou totalmente os custos de passagem, hospedagem e alimentação.
Quando o caso se enquadra na lei brasileira, fazemos o encaminhamento aos serviços de aborto legal da rede SUS, sempre favorecendo o de menor distância a ser percorrida e buscando parceiros respeitosos da lei, da ética médica e dos direitos das mulheres.
Nos países vizinhos fazemos a mediação com as instituições parceiras, diminuindo a burocracia, as dificuldades de comunicação e a insegurança das “viajantes”.
Oferecemos também segurança jurídica e suporte emocional às mulheres que tenham se decidido pela interrupção da gestação, sem jamais intervir em sua vontade e decisão.
Segundo a Pesquisa Nacional do Aborto, 1 em cada 5 brasileiras já passou ou passará pela experiência do aborto até os seus 40 anos.
Balanço da atuação do Milhas (2019 a 18 de Maio 2022)
*aumente o vídeo para melhor leitura das informações
Com a ajuda de parceiros de diversos lugares do mundo nós trabalhamos para que meninas e mulheres possam ter garantido o direito de acesso ao aborto legal e seguro.
Porque se é direito tem que ser legal. E se é legal, tem que ser direito.